Por que as vendas caem em Setembro

mulher-de-negócio-asiática-atrativa-nova-que-dorme-caindo-no-sono-ou-taki-96413553.jpg

Depois de longos anos atuando na área do comércio e especialmente acompanhando o faturamento das empresas onde trabalhei, e por já ter trabalhado com diversas marcas diferentes, pude observar que existe uma característica comum em setembro. O tão temido Setembro.

Esse acontecimento ocorre em todos os seguimentos comerciais que tenho conhecimento, que é a queda de pelo menos 30% do faturamento bruto mensal do emprendimento e que em alguns casos mais assustadores até mais.

Por conta disso e do desespero de diversos empresários, trabalhei com equipes especialistas em muitas análises e pesquisa, para poder entender o motivo dessa queda de faturamento.

E estou selecionando alguns dos principais fatores dessas quedas de faturamento.

1 – Pós festas

Setembro vem depois de uma sequência de meses com datas comemorativas de alto investimento, observe a seguir:

  • Abril Páscoa e feriado nacional
  • Maio dia das mães e feriado nacional
  • Junho com dia dos namorados e Festas Juninas,
  • Julho com férias escolares
  • Agosto dia dos pais

Se formos contar só calendário comum já temos motivos que chega de se arrepender de todos os gastos que fizemos.

2 – Troca de estação

A troca da estação tem uma responsabilidade singular, Pois nos momentos em que apesar do tópico acima nos encorajamos e vamos passear no shopping ou centros comerciais nos deparamos com lojas e vitrines totalmente indefinidas, uma fazendo queima de estoque, a outra ja lançando as novas tendências o dia frio e a previsão do tempo falando que vai ficar calor. Assim fica difícil. Diferente do inverno e verão que são estações bem definidas e que ajuda ao nosso sub consciente comprador compulsivo a identificar possíveis necessidades.

3 – Pré festas

E Dezembro está a vista, muitas empresas ja planejam as férias os funcionários começam a se organizar para viajar bem como falar com a familia e definir o local das festas, as reservas de fim de ano aquecem e pedem depósito antecipado eoas despesas de fim de ano vão sendo  diluidas um pouco antes e também um pouco depois.

4 – Ausência de ações

Essa é minha preferida, pois normalmente os donos de negócio se iludem com o 7 de Setembro, que e feriado nacional, as crianças desfilam, os pais não cozinham e acabam indo almoçar, lanchar ou jantar fora. Entretanto esse milagre de “independência” não funciona todo ano!

Oi..? Pois é isso mesmo meu caro, dependendo do dia da semana que cair o feriado ele vai ter uma repercussão maior ou menor nas vendas. E se você não fizer nenhuma ação de vendas específica para atrair o público, então você corre o risco de ficar só no pinto de equilíbrio ou nem chegar lá nesse mês.

Pois bem pessoal, motivações explainadas, daqui algumas ações também ja podem ser elaboradas e espero que tenha facilitado vossa compreensão de mercado e comércio especificamente.

Muito cuidado e muita criatividade para vocês e segue o blog e vou dar dicas ainda mais preciosas para vocês.

Beijo da mamãe! 😘

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s