Planejamento a longo prazo

dinheiro-educacao.jpg

Como definir oque é curto médio ou longo prazo e como conseguir prever algo que vai acontecer daqui 5 anos ou 10 e que especialmente não depende de mim e sim de outras pessoas?

Eu adoro planejamento, aqui em casa somos bons nisso! Quando surge uma idéia a primeira coisa que fazemos é escrever os prós e contras, depois pedimos conselho do alto e depois sentamos na frente do computador e colocamos a mão na massa… Que no caso é um Excel mesmo! Hahaha…

Mas por trabalhar com planejamento a muitos anos isso se torna algo automático para mim, então quero passar para vocês também dicas básicas e que funcionam para você também criar este bom hábito!

Primeiramente sabemos que existem pelo menos 3 tipos de planejamento, que são:

  • Curto prazo – até 1 ou 3 mêses
  • Médio prazo – até 1 ou 2 anos
  • Longo prazo – de 5 à 10 anos

Nossa 10 anos?? Pois é amiga quando aolteira cheguei a fazer meu planejamento até meus 40 anos, mas roubaram meu notebook e eu não tinha ele salvo em lugar nenhum (não planejei isso) 😂😂😂

Os prazos descritos são uma mera ilustração para melhor compreensão eles.podem variar de acordo com a sua necessidade.

Mas sim é importante desenhar o futuro para saber onde quer chegar e por incrível que pareça é justamente por lá que começamos.

Então vamos lá!

  1. Defina seu ponto de chegada: saber pra onde ir nos ajuda a entender os meios então isso é crucial
  2. Entenda oque é necessário: oque é preciso para chegar ao seu ponto final, se for um executivo com salário de 20 mil reais por exemplo, é necessário entender quem hoje ganha esse valor, oque faz, se formou em o quê, onde mora, e para qual tipo de empresa trabalha. Isso tudo vai interferir na sua decisão de qual cursinho pré-vestibular vai fazer já de cara!
  3. Escreva em ordem cronológica: entender o tempo e as ações conjuntas faz toda a diferença, pois assim nós passamos a nos cobrar das ações e resultados e esse é um ciclo saudável de evolução.
  4. Olhe ao redor: esse é um dos pontos mais difíceis, pois o país nas condições que se encontra é difícil prever o amanhã, mas precisamos exercitar isso e procurar entender. Para não se assustar.
  5. Tenha um plano de contingência: pra tudo na vida gente! Se oque você planejou não deu certo, segue o outro plano. Quando seu plano tem casar em 2019 mas você nem namora ainda, fica firme pode acontecer e esteja disponível para isso.

downloadfile

Não quero me estender apesar de adorar esse tema! Mas o mais importante é começar planejando o ano, ou oque sobrou dele, coloque no papel e siga as instruções acima, do contrário é só um sonho! Que desde já tende a não se realizar.

Mas quando você planeja, escreve e coloca na parede, aí meu bem… Até o universo conspira! Acredite! Eu sou testemunha viva disso!

Boa sorte com seu planejamento! Se precisar de ajuda pode me chamar, eu vou adorar! 😘

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s