Identificando uma oportunidadede negocio?

​Falando de empreender,  segundo uma pesquisa do Sebrae, 2 de cada 3 Brasileiros querem abrir um negócio próprio, visando ter mais autonomia. Entretanto todas as pessoas que querem empreender e abrir um negócio próprio, sentem aquela insegurança normal e natural do início de quaisquer grande mudança na vida. Algumas  acabam caindo naquelas perguntas clássicas “Será que vai dar certo? Será que vou conseguir, ou que vai ser rentável?

E tem aqueles também que tem muita vontade de ser o seu próprio chefe, mas não tiveram nenhuma ideia genial, inovadora, nenhuma sacada de mestre, nem nada parecido. Então hoje vamos dar algumas dicas para você que também está nesta fase.

Para começar é importante procurar por segmentos que você gosta, pois da mesma forma que um casamento o início de um negócio é muito difícil se não houver amor, isso mesmo, parece estranho mas é a mais pura verdade, sabe por que? No início de todo e qualquer negócio dificilmente você terá retorno financeiro imediato, tanto que a taxa de sobrevivência das MPEs brasileiras após dois anos de abertura é de 73,1%.

E a maioria dos casos ainda, existe a necessidade de continuar injetando dinheiro para poder manter a empresa nos primeiros 2 anos, até que a mesma já tenha maturação necessária para manter seu próprio fluxo de caixa sozinha. E se não houver amor pelo o que faz, a insatisfação e baixa qualidade de vida oriunda da alta demanda de trabalho com pouco ou nenhum resultado pode falar mais alto

Liste as coisas nas quais você é bom! Mas quando falo bom é bom de verdade, aquele tipo de coisa que quando você faz as pessoas elogiam você. É importante dominar o que faz,  conhecer os processos, procedimentos, a forma de fabricação, a origem e o destino ideal, enfim conhecer, tudo.

Pois caso não conheça vai precisar de pessoas que conheçam, e para começar, não é interessante ficar na mão de terceiros, e mesmo que precise de funcionários para desenvolver determinada função, não significa que você não possa ou saiba fazer.

Este item também vai te ajudar a identificar o que você deve fazer e o que deve delegar, não somos bons em tudo, podemos até conseguir fazer qualquer coisa, mas sempre haverá alguém que faça melhor, portanto é importante se conhecer, reconhecer suas limitações e com isso delegar.

Observe o comportamento das pessoas, cada vez mais a velocidade da informação é mais e mais rápida, quem sabe um dia consigamos adquirir conhecimento através de pilulas não? Neste ponto precisamos dividir em 3 opções

  • Carência local
  • Estilo de vida
  • Sofrimento

Por exemplo, cada novo conjunto habitacional que é lançado os apartamentos são cada vez menores, (estilo de vida), com quartos minúsculos, sem sacada e com espaços para lazer e festas comuns, mas  as pessoas continuam precisando limpar seus tapetes, cortinas e estofados, (sofrimento) bem como sentem necessidade de um espaço para encontros com amigos e fazer festas, nas datas que lhes convém, precisam de escritório para atender algum cliente ou fazer uma reunião(carência local).

Só aqui já encontramos oportunidades para vários tipos de negócios diferentes. Apenas observando um comportamento específico.

Mas o ponto a se atentar é entender para onde a sociedade caminha e o que tem e o que não tem nesse caminho e criar! Desenvolver formas de atender as necessidades destes potenciais clientes e reduzir o seu sofrimento.

A questão então é…. Abra os olhos e observe atentamente ao seu redor! Liste suas demais características e quando você menos espera a ideia vai lhe surgir com uma lógica perfeita!  Não tenha medo enquanto isso se prepare lendo algumas dicas no nosso post  Como se preparar para abrir um negócio e esteja pronto 😉.

 

Se gostou compartilha pra mais gente se inspirar também.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s