Como se preparar para abrir um negócio 

Girl typing

Para abrir um negócio precisamos de dinheiro! Sim isso é uma verdade de igual importância a todas as outras necessidades para abertura desse negócio. As vezes vemos amigos que montaram um negócio  simples e depois de pouco tempo, já trocaram de carro e as vezes até de casa, e você pensa – Caramba que sorte! Tá dando certo mesmo não é?  Verdade! Mas não é bem por aí que a banda toca.

Todo empreendimento precisa de investimento se não houve uma preparação financeira antecipada,  como alternativa para algumas pessoas, optam por vender seus bens para entrar em uma nova dívida mesmo que com juros mais baixos, afim de quitar outras dívidas,  invertir ou mesmo ter capital de giro em mãos para poder trabalhar. Tá mas onde entra a sorte?

Primeiramente é preciso entender que a gente vai precisar de sorte sim! Isso mesmo não se assuste até por que sorte é o encontro da oportunidade com o preparo, e então chegamos na primeira fase.

Você está preparado?

Neste post vamos falar dessa primeira etapa, especificamente sobre o preparo, quais formas de se preparar melhor para poder agarrar aquela oportunidade incrível quando ela passar por nós.
Quando falamos de preparo precisamos fazer uma auto avaliação e identificar alguns pontos entre eles:

1 – Preparo físico

Para montar um negócio você demandará de energia extra, sim, principalmente se pretende manter atividades e compromissos que já tinha antes de montar o novo negócio ou mesmo outro um emprego. Se for começar vôo solo então vai precisar de muita saúde disposição física ainda maior, pois “fazer o passe, receber no peito e bater de bicicleta pro gol e correr para defender” Não é fácil! Se lhe falta algum dos dois itens acima sugiro repensar tudo mais uma vez, ser flexível com os prazos e compassivo com as metas.  Pois para começar pequeno vai precisar de tudo isso e muito mais para conseguir fazer com que o cliente te note, te queira e ainda saia encantado.

2 – Preparo emocional

Hoje em dia muito se fala sobre a desejada inteligência emocional, mas pouco se ensina na prática efetivamente do assunto, isso porque realmente é algo tão particular e pessoal que é quase impossível exemplificar, mas é algo necessário para que possamos montar um negócio.  Haverá conflitos infinitos para serem gerenciados, cônjuge que não concorda com suas decisões e discute exaustivamente o assunto, filhos que querem lazer e você não tem tempo disponível, família que faz festa e você não comparece e reclamam ou mesmo fazem piadas do tipo “cuidado que vai ficar rico assim”, aqueles jantares com os amigos vão acabar e vai passar a só marca mas nunca acontecer, o chefe do atual emprego que espera mais entrega de sua parte afim de justificar o seu salário. Opa já visualizou? Pois é mas nem falamos do negócio em si, problemas de relacionamento com colaboradores, fornecedores e clientes. Tudo isso vai demandar muita organização com relação ao seu gerenciamento de tempo propriamente dito, controle emocional de alto nivel e muito amor no falar. Pois é, depois do descrito acima se você ainda tá animado então vamos lá

3 – Preparo intelectual

 Se você é desses “eu quero abrir um negócio” mas nunca fiz sequer os cursinhos on line do Sebrae pra isso! Acorda moleque! Vai estudar. Sim saber o como fazer é crucial para melhor aproveitamento do seu tempo e recursos. Não existe regra aqui, de qual curso fazer, duração ou similares, “ah o ideal seria cursar uma faculdade?” Também, mas não precisa esperar se formar para aproveitar aquela determinada demanda de oportunidade que pode inclusive ser sazonal, então se concentre em ler muito, segue aqui o blog com nossas dicas 😉, procure fazer todos os cursos gratuitos que tenham disponíveis para a administração e marketing do seu negócio e também na área que pretende atuar,  se possível faça investimento em cursos específicos até para conhecer pessoalmente seus potenciais concorrentes e trocar experiências. Enfim pesquise, o tempo todo. Conhecimento é tudo!

4 – Preparo financeiro

Eita que agora pegou… Pois é aqui mesmo que a maioria para.  Mas não vai ser o nosso caso! Não vamos nem parar de ler para não criar um hábito de parar as coisas ok!?

O preparo financeiro por sua vez demanda de muito auto controle, organização e planejamento. Pois precisamos fazer o que a maioria dos brasileiros não conseguem e não tem o hábito de fazer que é  guardar dinheiro literalmente. Para definir quanto guardar é importante ter algo em mente de o que se quer abrir do contrário você vai guardar R$ 10,00 por mês e vai levar sua vida toda para juntar o valor necessário para comprar o ponto comercial em um shopping, sem falar em todo o restante do investimento e que você já não terá preparo físico para exercer a administração da sua loja em questão.

Então tá, eu tenho um sonho de montar uma hambúrgueria gourmet. Legal ótimo sonho! Quanto custa isso? Depende de várias variáveis mas pesquisando um pouco na internet conseguimos achar custos médios de investimento e ir montando uma base, para esta pesquisa isso eu gosto de usar o site da ABF – associação brasileira de franchising, por que lá as empresas franqueadoras divulgam suas franquias, e como critério de seleção para os investidores interessados elas apresentam os valores médios de investimento e formato padrão de seus negócios, e só isso já nos dá uma base ótima como ponto de partida do nosso objetivo que é guardar dinheiro. Definindo o investimento aproximado pegue esse valor é divida ele pelo valor que você consegue guardar por mês e então faça o planejamento para saber em quanto tempo levará para montar seu negócio.

E agora põem força nessa peruca e bota pra fazer!

Compartilha aí se gostou!

 

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s